A Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho vivenciou esta semana o projeto sobre Cultura Negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. Na oportunidade, alunos, corpo docente e direção escolar, promoveram o seminário com o tema “ O Quilombo e a Cultura Negra”.
Os trabalhos foram apresentados pelos alunos do ensino médio, com a orientação das professoras Nazide Barbosa e Bom Conselho. Com o objetivo de resgatar a história do Quilombo e apresentar suas atuais características, a Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, convidou integrantes de uma comunidade quilombola permanente na região, para explanar sobre seus costumes, crenças e cultura. O Quilombo do Livramento, que fica próximo a cidade de São José de Princesa, no dia 02 de março de 2007, o Governo Federal reconheceu a comunidade do Livramento como remanescente direta de um quilombo.
Acredita-se que os negros fugitivos do trabalho forçado em Pernambuco e albergados no Livramento conquistaram a liberdade quase 100 anos antes da Lei Áurea. Não se sabe, contudo, a origem e a data de chegada exatas dos quilombolas, pois havia um pacto de silêncio entre eles como forma de autoproteção.
Na Escola estiveram presentes Dona Chicola e Dona Rosa, representando o Quilombo do Livramento. A culminância do projeto na escola teve apresentações culturais e danças típicas do quilombo, como a Dança do Coco. Comidas típicas também foram servidas.
Para a Diretora da Escola, Francisca Lucena, “com esse projeto, a escola vai tratar do preconceito no ambiente escolar e a importância de estabelecer um cenário de igualdade racial entre estudantes, professores e funcionários.” Destacou.
Na oportunidade a Diretora parabenizou as professoras idealizadoras do projeto bem como todos que participaram do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário