domingo, 24 de fevereiro de 2013

ESCOLA DE QUALIDADE, UTOPIA, LONGE DA REALIDADE


















Muitos falam em escola de qualidade, porém, poucos são aqueles que contribuem para construção deste objetivo maior. A escola que tanto sonhamos, não está na melhoria de sua estrutura física, no salário dos que a conduzem, nos instrumentos utilizados que nos servem para ministrar aulas, na formação dos docentes, entre outros. Claro que tudo isto, também é importante. 
Uma escola só será de qualidade, quando aqueles que estão envolvidos neste cenário, a vejam como um instrumento capaz de transformar e melhorar a vida do cidadão. Devolver a sociedade um homem ou uma mulher capaz de  formar sua opinião, ser crítico e participativo diante das injustiças.  A escola de qualidade que procuramos e ainda não encontramos, está na essência dos valores. Valores estes, que estão sendo substituidos por outros, que fere a moral e a ética, alimenta a violência, e centraliza o egoismo. Uma escola só será de qualidade, quando a família se conscientizar de que ela precisa rever seu conceito e sua prática enquanto família. A escola por si só, não consegue formar o cidadão, pois a verdadeira educação vem do berço.
É preciso urgentemente que a escola reconquiste seu espaço, assuma sua autonomia sem perder o respeito mediante outras instâncias maiores. Se a escola se omitir diante dos problemas que hora enfrenta e não realizar as ações de sua alçada, esta vai está longe de ser uma realidade na busca de uma escola de qualidade, e sempre alimentará apenas a útopia.   


Profº: Arimatéa Fidelis  

Um comentário:

  1. Sempre acreditei na educação como caminho para o crescimento pessoal.Seu artigo reflete bem o papel de cada instituição neste processo, que se não for compartilhado,sempre estará fadado ao fracasso.A pesar de tudo eu ainda acredito na educação.

    ResponderExcluir