O projeto Caminhos da Gestão Participativa prossegue nesta
quarta-feira (17) com as visitas na 2ª Gerência Regional de Educação
(GRE), com sede na cidade de Guarabira, e nesta quinta-feira (18) e
sexta-feira (19), na cidade de Cuité, sede da 4ª GRE. O projeto teve
início no dia 18 de março e vai até o dia 23 de maio e já está
percorrendo cinco das 14 GREs do Estado. A ação desenvolve um trabalho
itinerante no qual gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da
Educação (SEE) realizam visitas à sede da Regional de Educação, às
escolas das cidades que compõem a GRE e por fim se reúnem com os
gestores dessas escolas.
“O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo uma troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.
A secretária da Educação destacou ainda a importância do projeto: “Nesse projeto conhecemos a escola, dialogamos com o conselho escolar, examinamos documentos, conversamos com os alunos em sala, ou seja, a Secretaria tem um conhecimento amplo do que acontece na educação da Paraíba”.
Retrospectiva – “O projeto começou em 2011, quando foi visitada a maioria das escolas da rede, com resultados extremamente positivos. O plano de gestão Paraíba Faz Educação surgiu desse diagnóstico, que foi realizado por meio do projeto Caminhos da Gestão Participativa, e dentro dele elaboramos 33 projetos pedagógicos que são reflexo da escuta dos anseios das escolas, e o resultado disso estamos vendo, por exemplo, nas premiações, como os prêmios Mestres da Educação, no qual em 2011 tivemos 4.800 pessoas participando e em 2012 tivemos mais de 18 mil pessoas, ou seja, uma compreensão das diretrizes que a SEE está implantando, que são resultado do que ouvimos nas escolas”, destacou Márcia Lucena.
A ação, que vem sendo desenvolvida, desde 2011, visa fortalecer as relações institucionais entre a Secretaria, Gerências Regionais de Educação (GRE) e escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.
O projeto está sendo desenvolvido em forma de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de, aproximadamente dois dias em cada Regional, e será executado em três etapas: instalação dos trabalhos pela SEE no município sede de cada GRE; realização de reunião técnica com o grupo gestor das escolas e conselhos escolares; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro.
Confira o calendário de realização do projeto:
“O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo uma troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.
A secretária da Educação destacou ainda a importância do projeto: “Nesse projeto conhecemos a escola, dialogamos com o conselho escolar, examinamos documentos, conversamos com os alunos em sala, ou seja, a Secretaria tem um conhecimento amplo do que acontece na educação da Paraíba”.
Retrospectiva – “O projeto começou em 2011, quando foi visitada a maioria das escolas da rede, com resultados extremamente positivos. O plano de gestão Paraíba Faz Educação surgiu desse diagnóstico, que foi realizado por meio do projeto Caminhos da Gestão Participativa, e dentro dele elaboramos 33 projetos pedagógicos que são reflexo da escuta dos anseios das escolas, e o resultado disso estamos vendo, por exemplo, nas premiações, como os prêmios Mestres da Educação, no qual em 2011 tivemos 4.800 pessoas participando e em 2012 tivemos mais de 18 mil pessoas, ou seja, uma compreensão das diretrizes que a SEE está implantando, que são resultado do que ouvimos nas escolas”, destacou Márcia Lucena.
A ação, que vem sendo desenvolvida, desde 2011, visa fortalecer as relações institucionais entre a Secretaria, Gerências Regionais de Educação (GRE) e escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.
O projeto está sendo desenvolvido em forma de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de, aproximadamente dois dias em cada Regional, e será executado em três etapas: instalação dos trabalhos pela SEE no município sede de cada GRE; realização de reunião técnica com o grupo gestor das escolas e conselhos escolares; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro.
Confira o calendário de realização do projeto:
PERÍODO | GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO |
10/04 | 12ª GRE |
11 e 12/04 | 14ª GRE |
17/04 | 2ª GRE |
18 e 19/04 | 4ª GRE |
25 e 26/04 | 3ª GRE |
02/05 | 6ª GRE |
03/05 | 7ª GRE |
04/05 | 11ª GRE |
09 e 10/05 | 5ª GRE |
15 e 16/05 | 9ª GRE |
16 e 17/05 | 10ª GRE |
23 e 24/05 | 13ª GRE |
22 e 23/05 | 8ª GRE |
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